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É normal, em um país como o Brasil em que a publicidade de resposta direta – copywriting – nasceu há menos de 10 anos, que as pessoas não entendam muito bem como a copy pode ajudar o negócio delas. Na verdade, as pessoas sequer sabem direito o que é “copy”.

“É cópia? Copyright, direitos autorais?”

Na verdade, sofremos com a semântica aqui no Brasil. “Copy” é o nome da peça produzida pelo “Copywriter” e, por acaso, também significa “cópia”. Mas uma coisa não tem a ver com a outra: uma “copy” não é uma “cópia” de nada.

O que diferencia uma copy de outras peças é a intenção de buscar uma ação – resposta direta – de quem está lendo, seja ela compra, inscrição, ler mais, comentar, compartilhar etc.

Esse é o conceito básico. Mas começa a ficar complicado a partir daqui.

Uma boa copy, escrita por um profissional que conhece as técnicas e sabe o que está fazendo, envolve e desperta desejo no seu público-alvo. É capaz de brincar com emoções e memórias e, com isso, leva a pessoa a tomar uma ação.

Você não vende o produto ou serviço: você vende a promessa, que se transforma em resultado palpável, que pode ser atingido através daquilo que você tem a oferecer. E o mecanismo através do qual isso acontece é a copy.

É tão simples e efetivo quanto parece. O que está por trás é o problema: muita pesquisa, estudo da técnica, referências profissionais e culturais, busca incessante por conhecimento e autoaprimoramento etc.

Você pode aprender a escrever copy em um dia. Para se tornar um bom copywriter, talvez leve alguns meses. Para dominar esse estilo de escrita, vai levar uma vida inteira.

E talvez nem assim consiga.

A copy é fundamental no seu negócio porque a maioria das pessoas não sabem que precisam do que você oferece.

Sim: existe um contingente que sabe o que você faz, conhece e compra – ou talvez esteja esperando uma promoção para comprar.

Mas esse contingente é a minoria. A enorme maioria pode ter o problema que você ou seu produto soluciona, mas não sabe que você existe – ou, pior, não sabe sequer que tem o problema.

E é aí que entra a copy: para mostrar, argumentar, envolver, despertar a atenção, o desejo e, finalmente, a conversão.

Uma copy bem feita pode mudar a história de um negócio, como já mudou dezenas.

Talvez o seu negócio já esteja naquele momento em que uma copy bem colocada, bem posicionada, bem feita, pode mudar a história dele.

E é assim que a copy pode ajudar o seu negócio.

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