O que é Marketing de Resposta Direta

Marketing de resposta direta tem como objetivo causar uma reação imediata no seu prospecto.

Como assim?

Existem diversos tipos de campanhas de marketing. Uma delas, por exemplo, é o marketing de branding.

Neste tipo de marketing, não se espera que o consumidor dê um salto da cadeira e compre imediatamente seu produto.

Ao contrário, o marketing de branding visa fixar uma mensagem na cabeça do cliente para que, num momento oportuno, ele possa adquirir tal produto.

Quem trabalha muito este tipo de marketing de branding, por exemplo, é a Coca-Cola.

A Coca-Cola não faz comerciais esperando que alguém, logo após assistir, corra até um supermercado e compre logo uns 2 litros.

Não. Pelo contrário.

Ela trabalha a mensagem focada em bons momentos que seus telespectadores possam vivenciar para que, quando estiverem eles realizando suas compras, lembrem-se da marca e adquira seus produtos.

Campanha de Natal 2020 da Coca-Cola

Este comercial da Coca-Cola que trabalha bastante o tema da família já teve mais de 42 milhões de visualizações.

E ele não nos faz tomar uma ação imediata.

O objetivo da campanha era estar presente em nossas casas nesse Natal que passou.

Como surgiu o Marketing de Resposta Direta

O termo copywriting se popularizou bastante com o advento do marketing digital no Brasil.

Porém, copywriting é uma técnica persuasiva centenária, que sempre esteve presente em campanhas de marketing, muito antes do digital existir.

E o marketing de resposta direta era empregado para que as pessoas pudessem comprar imediatamente após ler uma carta de vendas.

Os publicitários enviavam uma mala direta para as casas das pessoas, através de uma correspondência física, contendo ali uma oferta e, no final da página, um order bump para a pessoa recortar, preencher os dados de pagamento, e enviar de volta pelos correios fazendo um pedido do produto ou serviço ofertado.

Marketing de resposta direta

Essa carta de vendas de Gary Halbert faturou milhões de dólares.

Após a assinatura, que estava no nome de sua esposa, ele fazia o pedido para que as pessoas interessadas respondessem com o valor de 2 dólares anexado para que ele pudesse despachar o produto.

Adaptando o Marketing de Resposta Direta aos tempos de hoje

Hoje não estamos mais lendo correspondências que vêm pelos correios. Mas sim, estamos passando mais tempo no celular, nas redes sociais e lendo emails.

Por isso, o marketing de resposta direta deu tão certo no mundo digital.

Ao rolar um feed de notícias, nós nos deparamos com uma oferta. E ao invés de recortar ou responder uma carta com os dados de pagamento, nós apenas, com alguns cliques e cartão de crédito em mãos, concluímos uma compra em algum site de vendas online.

E convenhamos, é bem mais fácil comprar pela internet do que por correspondência. Concorda?

Só no primeiro trimestre de 2020, as vendas online no Brasil cresceram 47%, furando 38,8 bilhões de reais.

Vantagens do Marketing de Resposta Direta

Utilizar este tipo de estratégia possui muitas vantagens.

Acredito que a mais importante seja um rápido retorno sobre o seu investimento.

Há pessoas que investem em marketing esperando um retorno a longo prazo, o que não é ruim.

Mas se você redigir um bom texto persuasivo, com o disparo de um único email, é capaz de realizar vendas e metrificar exatamente quantas destas vendas foram realizadas por meio do seu texto.

Da mesma forma, nós metrificamos anúncios que veiculamos nas redes sociais, mecanismos de buscas e outras plataformas de tráfego com o máximo de precisão possível.

Foi exatamente após o envio de uma campanha de email marketing que conseguimos vender 1500 assinaturas de um produto recorrente e faturar 6 dígitos em menos de 24 horas.

E hoje estou revelando todas as estratégias dos lançamentos que participo na minha eLetter Resposta Direta.

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Aguardo você.

Forte abraço.

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